Distrito Pandêmico – Covid-19, livro-reportagem

Falar de pandemia é falar de desastre, evento adverso natural, antropogênico e/ou misto que causa danos humanos, materiais ou ambientais e, em consequencia, provoca prejuízos econômicos e sociais. Epidemias e pandemias são classificadas como desastres humanos biológicos. capa livro Distrito PandêmicoE é sobre esse desastre atual – pandemia da covid-19 – que se debruçaram 14 estudantes de jornalismo do 5o semestre, alunos no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), campus Taguatinga.

Distrito Pandêmico, título do livro-reportagem, traz à luz repórteres e personagens que vivenciaram riscos e vulnerabilidades na capital federal, entre março e junho de 2020. Cada um dos oito capítulos narra uma vivência em especial seja quanto aos riscos seja quanto às vulnerabilidades. Os autores e as autoras abordam a violência contra os jornalistas, a vulnerabilidade de ser idoso, a cidade que já foi o El Dourado, a questão do emprego, dos entregadores e dos agricultores familiares, as desigualdades à mostra na educação e a vida comunitária em Taguatinga e Riacho Fundo, regiões administrativas do DF. No dia 11 de março de 2020, o Governo do Distrito Federal (GDF) decreta distanciamento social seguindo a Organização Mundial de Saúde (OMS) que, no mesmo dia, decretara estado de pandemia por coronavírus. As aulas presenciais foram transformadas em aulas remotas, ao vivo, com mediação tecnológica.

“Quando alguém um dia, no futuro, me perguntar o que foi que eu fiz durante a pandemia de 2019, vou dizer: eu escrevi um livro”, assim se referiu o aluno Mateus Arantes durante a live de pré-lançamento do livro no dia 10 de julho, último dia de aula do semestre. Escrever durante a pandemia foi ressaltado como um ato de coragem pela professora e escritora Sandra Araújo, convidada como palestrante do evento. Sandra destacou que muitas vezes se emocionou com as narrativas e se viu nos espaços retratados. O evento de pré-lançamento foi gravado e está disponível no canal do Blog no YouTube. A pandemia persiste e, no Distrito Federal, até o dia 25 de julho, os casos confirmados de covid-19 somavam 94 mil 197 e as vidas perdidas somavam mil 275 conforme a Plataforma JF.

Para falar do livro e do evento de pré-lançamento convidei Arthur Vieira e Nathália Guimarães, alunos do 1o. semestre de jornalismo para escreverem para o Blog Entreposto. O olhar de cada um sobre o pré-lançamento está retratado em seus textos. Arthur foca sua atenção no evento e em seu desenrolar e Nathália buscar revelar o que está em cada capítulo. O livro-reportagem contou com a participação do professor Bruno Nalon que produziu a capa e a programação visual. Este livro-reportagem é um dos produtos do Grupo de Pesquisa Comunicação em Emergências e Desastres (GP-CED) cadastrado no Diretório do CNPq.

 

 

 

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s