Artistas que concebem e materializam trabalhos artísticos a partir de resíduo sólido ou de lixo eletrônico (também conhecido como lixo tecnológico ou e-lixo, sendo representado pela sigla WEEE – Waste Electrical and Electronic Equipment).
Vik Muniz – Brasileiro, paulista e radicado em Nova Iorque. Sua arte é de resíduo. O artista plástico Vik Muniz (http://www.vikmuniz.net/) se aproximou dos brasileiros quando a abertura da novela Passione da TV Globo foi sua obra de arte. O blog de Mauricio Campos traz um vídeo do making of da abertura, assim como alguns outros sobre o trabalho do artista. Assista aos vídeos em http://www.mauriciocampos.com/site/2011/03/vik-muniz-e-o-lixo-extraordinario/#comment-559.
Nick Gentry – Lixo eletrônico é tela e material do artista Nick Gentry. São disquetes, fitas VHS e cassetes sobre os quais Nick Gentry pinta quadros. Para conhecer os trabalhos do artista, visite http://www.nickgentry.co.uk/. A revista Info (Exame) publicou uma pequena nota na página 25, da edição de julho de 2011, com o título “A arte que veio do e-lixo”. As fotos usadas na revista são fotos de divulgação.
Nicola Harper – Canadense, Nicola Harper transforma objetos da tecnologia de informação em bijuterias e acessórios para o corpo e para a casa. A artista está fazendo reciclagem secundária, quando o objeto reciclado se transforma num produto diferente, podendo ou não ser novamente reciclado. Reciclagem primária é quando um produto ou material ao ser reciclado se transforma novamente no que era originalmente. Conheça um pouco sobre a opção de Nicola e seus trabalhos artísticos visitando: http://www.geekware.ca/page.html?id=3&zenid=1iba01n2ao1rk48a0polk5bat4