Setembro quente para o assunto Clima em esfera global

A presença do tema mudanças climáticas (climate change) em veículos de comunicação vai aumentar durante essa semana que se inicia – 20 a 26 de setembro de 2015. Pope Francis Os assuntos quentes relacionados às questões globais do clima estão na visita do Papa Francisco aos Estados Unidos e sua fala no Capitol, em Washington-DC e também sua presença na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, que vai discutir e aprovar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Sustainable Devolopment Summit. A presença de chefes de estado e ministros também servirá para avançar na discussão das propostas de limites para emissão de carbono (as INDCs) para o acordo que sairá da COP 21, em Paris no final do ano.

A posição do Papa Francisco (foto do Service L’Osservatore Romano) está sua encíclica ecumênica que tem como premissa uma ecologia integral e o princípio ético de que os seres humanos têm como responsabilidade moral a preservação de sua casa terrena – o Planeta. Ele vai abordar temas como inclusão e inequidade social, argumentando que o consumismo mais divide que agrega seja pessoas ou nações.  Dia 24 (quinta-feira) fala ao Congresso de manhã e à tarde viaja para Nova Iorque para, na sexta, dia 25, falar às Nações Unidas também pela manhã. A agenda papal termina na Pensilvânia, no Congresso da Família. UN Summit SDG

Os ODSs substituem os Objetivos do Milênio (ODMs) e a lista passa de 8 para 17. Os ODSs têm como frame temporal 25 anos: de 2015 a 2040, e estão acompanhados de metas e indicadores para que sejam mensuráveis em cada estado membro da ONU. Como aponta o documento oficial, os ODS (SDGs) devem contemplar os OMDs, pois muitos não chegaram a 100%, e também devem responder a novos desafios. Além disso, a construção dos ODSs incorporou a fala de cidadãos do planeta que utilizaram a plataforma global The World We Want, para apontar prioridades para um mundo melhor.

They build on the foundation laid by the MDGs, seek to complete the unfinished business of the MDGs, and respond to new challenges. … The goals and targets integrate economic, social and environmental aspects and recognize their interlinkages in achieving sustainable development in all its dimensions.

No transcurso do UN Summit, as propostas iniciais para o acordo do Clima a ser firmado na COP 21 em Paris 2015 devem ser objeto de discussão e conversas entre chefes de governo e ministros. Já contabilizam 36 submissões (62 países) entregues rumo ao prazo do segundo deadline que é 1º de outubro. Climate Action Tracker2Até o primeiro deadline, em 31 de março, 33 países ou grupos de países cumpriram a chamada voluntária acordada em Lima (Peru) na COP 20 de tornar pública suas propostas.

As INDCs (Intended National Determined Contributions) dos países apontam, segundo analistas, para um aumento de temperatura de até 4 Graus. As apostas para fazer frente ao Carbon Budget é a inovação tecnológica e a energia limpa. A análise foi feita pelo secretario assistente Janos Pasztor durante entrevista no mês de abril 2015. O acompanhamento é do Climate Action Tracker.

Fonte da citação:
UN (2014). Introduction to the proposal of the open working group for sustainable development goals. The outcome document.

Anúncios

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s