Climate Game: decisões para ficar em 1.5C

Vestindo o chapéu de um líder global com a missão de evitar o desastre climático, o newsgame do Financial Times é gratuito e fornece um dashboard da performance do gestor para quatro setores: eletricidade, edificação, transporte e indústria. Quer jogar? Acesse gratuitamente Climate Game.

Climate Game Financial Times

Eu adorei jogar. Até me saí bem! Meu desempenho com as medidas para o setor industrial foram muitos tímidas para cortar todas as emissões necessárias ainda que, como gestora, tenha escolhido um consultor de negócios para me apoiar na jornada. Ao menos a temperatura ficou dentro do Acordo de Paris e meu painel de resultados ficou expressivo.

Temperatura e Conjunto Jogadores

A estrutura de gamificação empregada para o newsgame me concedeu prêmios, pontos, e me apontou desafios. Um deles era apoiar pessoas depois que a Amazônia tenha virado uma savana por conta de um presidente eleito que dando de ombros e afrouxando tanto a fiscalização permitiu que as queimadas e a derrubada da floresta transformassem a Amazônia em deserto. Parece ironia, mas não é!

A presença do Prof. Carlos Nobre, da Universidade de São Paulo, cientista brasileiro de referência para as mudanças climáticas, dentre os especialistas consultados para o desenho do newsgame, com certeza tem um dedo no conteúdo do desafio. Carlos Nobre vem falando sobre o perigo de a Amazônia virar uma savana não é de hoje. Seus estudos mostram que o tipping point (exatamente o que está no newsgame) é a incapacidade de a floresta se regenerar ao perder mais de 40% de sua vegetação.

Newsgame é uma narrativa jornalística interativa em que o leitor/jogador entra em contato com fatos e acontecimentos atuais para compreender melhor aquele tópico em específico. Uns primeiros newsgames na imprensa brasileira apareceram em 2007. Encontrei outro dia em meus arquivos o memorial descritivo elaborado por ex-alunos de jornalismo que aceitaram produzir um newsgame como trabalho final de uma disciplina que eu lecionava. Fiquei com vontade de produzir outro!

Antes, no entanto, quero mesmo é jogar de novo o newsgame do Financial Times e explorar os outros três consultores e outras possíveis escolhas decisórias. E, porque não, torcer para me sair melhor quanto a medidas e ações para tornar a indústria mais sustentável.

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s