Novos ventos da sustentabilidade: mudança e esperança

Uma terceira parte da lecture do Prof. Tim O’Riordan foi sobre Sustentabilidade. Para ele, a Sustentabilidade, hoje, tem o significado da esperança e é o que nos permite ter um senso de futuro, até porque “human condition is to thrive”.

Durante suas explanações, a declaração “the language of sustainability is changing” foi dita muitas vezes. A ênfase do Prof. Tim é de que a Sustentabilidade hoje está associada a bem-estar, consciência, equidade e “fairness” (coisa justa). E, por isso, tópicos como saúde, coesão social e condições de vida estão a ela interligados, fazendo desabrochar estudos e pesquisas intergeracionais. Falando hipoteticamente, Prof. Tim explica que uma geração acima ou uma geração abaixo pouco vai diferir em escolhas sobre o seu bem-estar. Os tópicos, no geral, serão: saúde, ausência de violência e emprego/renda. Ou seja, há pontos em comum que perpassam várias gerações.

Para além do aspecto do bem-estar, Prof. Tim também nos lembra que a Ética está inserida na Sustentabilidade e explica sua posição pessoal de que, na atualidade, é preciso falar sobre gás e petróleo não ético, por exemplo, quando as consequências da exploração comercial são tão perigosas que passa a ser aético desenvolvê-las. E ilustra sua explanação apontando a ironia de explorar gás e petróleo nas terras do Ártico, que vem perdendo a cobertura de gelo por conta das Alterações Climáticas. A perda de gelo é um dos Tippping Points que, segundo Prof. Tim, é a maneira como a Terra está dizendo que é preciso buscar um reequilíbrio quanto a emissão de CO2. Os Tipping Points são aspectos como camada de gelo e florestas tropicais que vão se transformando ao longo dos anos à medida que a concentração de gases de efeito estufa se acelera na atmosfera.

Prof. Tim lembra também que sob o guarda-chuva da Sustainability Science estão os tópicos riqueza, saúde, coesão societal e distúrbios sociais. Para ele, esses são os big drivers que fazem os países se interessarem por Sustentabilidade ainda que, no passado, tenham virado as costas para isso. Esses tópicos trazem à tona o conceito de social floor, de Kate Raworth, que aparece no paper Planetary and Social Boundaries: Defining a Safe and Just Safe Operating Space for Humanity, publicado 2012, em resposta aos estudos publicados, em 2009, sobre as Planetary Boundaries.

Para o Prof. Tim, Sustentabilidade está relacionada com “food, waste, energy and water”. Esses elementos devem compor uma cesta quando pensamos em sustentabilidade de modo geral e também no aspecto individual, explica ele. Ao final da lecture, novamente, Prof. Tim nos cutuca para pensarmos qual é o nosso comportamento diante desses quatro tópicos, fazendo-nos refletir sobre a nossa própria contribuição para uma sociedade mais sustentável.

Anúncios

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s