Tim O’Riordan Lecture One: impressões pessoais

O novo, na primeira lecture do Prof. Tim, da University of East Anglia (UEA, United Kingdom), para mim, não foi necessariamente os conteúdos, mas a maneira como ele os articula para construir seu posicionamento como cientista e como cidadão. Como cientista, Prof. Tim se posiciona como um comunicador, um divulgador e um advocate (defensor de causas) de uma Ciência ética e próxima das pessoas. Como cidadão, escolhe a Educação para transformar e para promover a reflexão entre os pupilos sobre o tópico que o tem movido, ultimamente: a preservação da espécie humana e da vida numa sociedade mais justa e mais igualitária.

Os conteúdos que eu destaco como importantes para mim, na primeira lecture são: a Terra e o Homem e os novos ventos da Sustentabilidade como caminho para manter a coesão social e conduzir à transformação social. Sobre eles, escrevo em outros posts. Para compartilhar comigo, convidei o colega Rui Velasco do Programa Doutoral para deixar aqui no Blog Entreposto suas considerações. Ele também escreve um post sobre Sustentabilidade.

 Rui Velasco

A partir do momento em que o Prof. Tim O’Riordan se senta sobre o canto da secretária e, um a um, olha os alunos nos olhos, começamos a sentir-nos envolvidos na sua narrativa. Com uma voz pausada e um tom de inglês que remete a nossa memória para as séries documentais da BBC, com que, na nossa infância, aprendemos sobre a diversidade da Natureza, o Prof. Tim vai narrando as histórias da sua experiência sobre a relação do Homem com o Ambiente. Conduzindo-nos pelo caos da formação do Universo e do nosso planeta, percebemos a singularidade das condições físicas e químicas que sustentam a nossa existência neste pequeno ponto azul e quão facilmente as podemos desequilibrar. Os seus olhos brilham com entusiasmo juvenil, quando explica que o caminho para a procura deste equilíbrio com o Ambiente passa igualmente pela procura de relações sociais mais saudáveis e pela recuperação de valores como a ética e a virtude para ampararem uma economia mais equilibrada, mais justa, mais sustentável.  

Tim O’Riordan esteve no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (Portugal), no dia 24 de outubro de 2014, ministrando aula para os doutorandos do Programa Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável – 6ª edição.

Compartilhando ...