Abertura dos trabalhos
Hoje foi o icebreak da Conferência. Segunda-feira, dia 6 de julho. Mais de 500 participantes estavam presentes à sede da Unesco em Paris para receber material, participar dos talks e do coquetel (canapés e bebidas). Ao total são 1.800 cientistas confirmados para apresentar trabalhos em forma de pôster, conferências, sessões ou talks.
A comemoração geral da organização foi por conta da onda de calor com previsão de abrandar essa semana em comparação à passada e porque todos os patrocinadores e apoiadores consideram um sucesso o volume de trabalhos e a confirmação de mais de 2.200 inscritos para os quatro dias da Conferência.
Nos talks de abertura não faltaram boas-vindas e discursos políticos, um deles enfatizando que a agenda de Climate Change deve se alinhar a outras agendas como a iniquidade pois não é possível ter um mundo em que 1% das 7 bilhões de pessoas detém a riqueza correspondente a 50% da riqueza mundial. Um dos palestrantes chegou a enfatizar que o Não como resposta no referendo da Grécia é um sinal de que mudanças são necessárias.
Quanto à agenda específica para Climate Change, o palestrante Haaldor Thorjeirsson (foto/crédito: autora blogpost), do secretariado da Convenção-Quadro (UFFCCC) enfatizou que a agenda pelos próximos 20 anos será dominada por dois temas: minimizar riscos e gerir o remanescente do carbon budget. Outros tópicos abordados foram o nexo água e alimento e a incorporação dos países do Sul nos estudos sobre oceanos e correntes marítimas.