Jogo Aventura Climática: entrevista na rádio Movimento PT

Numa conversa descontraída com Isabel Prata da Livraria Mais e Vitor Machado da Rádio Movimento PT, falamos sobre os serviços da natureza sobre o clima e as questões das alterações climáticas. O jogo de tabuleiro Aventura Climática ganhou espaço para mostrar seus princípios e serviu de canal de comunicação para falar sobre clima e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Gravado em direto (ao vivo), a conversa pode ser ouvida e assistida entre 4:59 e 41:39 minutos do vídeo. Há boa música antes e depois. Para compreender um pouco sobre o jogo, escrevi uma sinopse que serviu de base para a conversa.

Sinopse: 

Aventura Climática® é um jogo de tabuleiro cooperativo em que o Peão e sua equipa devem manter o equilíbrio de seus carbonos durante sua aventura pela atmosfera.

A dinâmica do jogo tem como premissa:

  • A cooperação como instrumento para enfrentar desafios e encontrar soluções para as questões das alterações climáticas
  • O indivíduo como sujeito do problema e da solução para as questões das alterações climáticas, atuando individual e coletivamente
  • O efeito de estufa e a importância dos serviços da natureza de regulação do clima e produção de oxigênio

O jogo é constituído de um tripé:

  • Ciência do Clima – efeito de estufa, fonte e sumidouro de carbono, capacidade de suporte (concentração de carbono na atmosfera própria para a manutenção da vida)
  • Ética do Clima – cada um deve cuidar de absorver o que emite (responsabilidade moral e justiça distributiva), e necessidade de avaliação e decisão coletiva sobre manutenção da vida
  • Educação do Clima – Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e os parâmetros do Artigo 6 da Convenção do Clima

O Aventura Climática® é um jogo de cartas e as perguntas estão focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O protótipo acadêmico conta com 42 cartas de perguntas e respostas sobre os conteúdos de nove ODS, o do clima que é o ODS #13 e outros 8 que se referem a água, energia, cidades, solo, consumo, e trabalho decente. As cartas podem ser adaptadas para atender a diferentes públicos e a diferentes conteúdos locais.

O referencial teórico do jogo Aventura Climática® está no âmbito da:

  • Humanidades, com o autor Johan Huizinga que, em 1933, aponta que o homem é lúdico e que o jogo é um elemento da cultura. Pois, para ele o divertimento é «uma categoria absolutamente primária da vida», uma vez que é «no jogo e pelo jogo que a civilização surge e se desenvolve».
  • Comunicação, com o autor Marshall McLuhan que, em 1964, aponta que o meio (veículo ou canal) de comunicação é o que vincula o homem ao homem. Pois «os jogos são meios de comunicação interpessoal […] e são «um tradutor de experiências, […] pois eles deslocam a experiência conhecida para novas formas, […]». Para o autor, o ato de jogar implica um interjogar, um toma-lá-dá-cá, um diálogo, ou seja, um momento para promover a conversação entre os participantes.

Aventura Climática®: um jogo de estratégia para manter o efeito de estufa em equilíbrio tem direitos de autor registrado em Lisboa, Portugal (Inspeção-Geral de Atividades Culturais da Direção de Serviços de Propriedade Intelectual – IGAC – DSPI).

E marca registra no Brasil, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

 

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s