Dia para celebrar: Keystone XL rejeitado …

Minha caixa de e-mail, hoje (6 de novembro), recebeu muitas mensagens de organizações ambientalistas comemorando a rejeição por parte do Pres. Barack Obama de permitir a construção do oleoduto para transporte de óleo cru do Canadá até o Golfo do México. Keystone XL ou Keystone Pipe se tornou símbolo do movimento ambientalista nos Estados Unidos e durante sete anos as manifestações se intensificaram saindo dos gabinetes e tomando as ruas em diversas ocasiões.

Ao rejeitar a solicitação do Canadá de transportar tar sands pelo centro (literalmente), de norte a sul dos Estados Unidos, o presidente norte-americano sinaliza que a COP 21 e o acordo de Paris para limitar as emissões globais de carbono é mesmo para valer!

A estratégia de comunicação das organizações ambientalistas para celebrar o evento foi a de convidar os assinantes e ativistas a assinar e enviar uma Thank you Note para o presidente agradecendo pela decisão que tomou. Umas fizeram isso em vídeo e outras fizeram em forma de mensagem com foto, como a do Sierra Club. Posto aqui o vídeo da Natural Resources Defense Council (NRDC). Todas as “Thank you Note” apareceram em minha caixa de e-mail em até 2 horas depois do anúncio oficial do Presidente à imprensa na Casa Branca.

A decisão de Obama coincide com a notícia de que o procurador de Nova Iorque está processando a Exxon Mobil por difundir informações distorcidas sobre climate change e seus efeitos para os consumidores e seus acionistas.

Também coincide com a mobilização de diversas organizações na Califórnia para manter a política de net metering que permite aos proprietários de painéis solares em sua casa ou empresa gerar energia e vender o excedente gerado para as companhias (grid). A política está ameaçada, conforme Relatório da Environment California Research & Policy Center, e a assembleia do governo do estado deve votar, até o final do ano, pela continuidade ou por uma mudança limitando as opções dos proprietários e aumentando o preço como querem as companhias de energia.

A transição para uma estrutura energética renovável e livre de combustíveis fósseis é mesmo uma briga de cachorro grande dentro dos Estados Unidos. A rejeição do Keystone XL vai trazer momento para a movimento em favor da energia limpa que está sendo convocada por Al Gore para o dia 13-14 de novembro: 24 Hours of Reality and Live Earth, reunindo música, conferências, encontros e mobilização pública.

Anúncios

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s