Entreposto olhando a COP21 pelas lentes da Agência Jovem de Notícias

O Blog Entreposto é media partner da Agência Jovem de Notícias durante a COP21. Os repórteres da Agência priorizam assuntos dos eventos paralelos e realizam entrevistas com jovens líderes de movimentos ambientais globais. cop21 labelAté o momento, a cobertura trouxe a posição dos povos indígenas, as questões do financiamento climático, o problema da degradação do solo e da crise da água e os caminhos para cobrir perdas e danos causados pelas mudanças climáticas. Textos podem ser lidos aqui no Entreposto.

O material da sessão plenária de abertura da COP21 foi produzido por dois repórteres da Agência Jovem Internacional de Notícias, Agostina Herrera @agoshb (Argentina) e Jhoanna Cifuentes @jhoabastet (Colombia) que reportaram as expectativas dos chefes de Estado para um acordo ambicioso que permita que a temperatura do planeta não ultrapasse os 2ºC.

O presidente francês, François Hollande, deu destaque à justiça climática, pois o clima é um bem comum que afeta a todos; o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, ressaltou a necessidade de equilíbrio entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento para um mundo com menos emissões; a chanceler alemã, Angela Merkel, focou na transferência de tecnologia em energia e transporte; e o presidente chinês, Xi Jiping, enfatizou a necessidade de recursos e o compromisso de seu país com o corte de emissões.

Dentre os depoimentos coletados pelos repórteres Agostina Herrera e Jhoanna Cifuentes, eu selecionei três deles para destacar aqui.

Estamos aqui para cuidar do planeta inteiro, as vítimas deste fenômeno são milhões e nenhum país ou região está isento dos desastres das mudanças climáticas, motivo pelo qual precisamos falar de justiça climática.
Presidente da França, François Hollande

Temos que promover um mundo abaixo de emissões tóxicas … a Alemanha participará em numerosos programas de pesquisa sobre energia renovável e ajudará países com menos recursos.
Chanceler da Alemanha, Angela Merkel

O acordo de Paris deve centrar-se em reforçar de fato as ações além de 2020. Ele nos ajudará a assegurar que mais recursos sejam colocados à disposição para lutar contra o aquecimento global … e para o ano de 2030, gostaríamos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa por unidade de PIB.
Presidente da China, Xi Jiping

Esse blogpost foi produzido a partir de material da Agência Jovem Internacional de Notícias.

Anúncios

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s