Estudantes e professores de Jornalismo lançam livro sobre Rio+20

Manhã de Autógrafo

Equipe de agência de notícias universitária relata experiência de produção jornalística da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável

Os alunos de Jornalismo do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) Ivan Brandão, Isthael Samara e Jamile Rodrigues e os professores da instituição Henrique Moreira, Mônica Prado e Luiz Claudio Ferreira lançaram nessa quinta-feira (4/10) o livro Relato de Experiência: Rio+20 e a Agência de Notícias Universitária no V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na foto, sessão de autógrafos do livro sobre a Agência (Ao fundo à esquerda Prof Luiz Claudio, estudantes Ivan, Jamile e Sthael ao centro e Prof Mônica Prado na ponta à direita).

Apesar de não conseguirem com a Organização das Nações Unidas (ONU) o credenciamento para entrar no Riocentro, onde acontecia a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em junho deste ano, por serem de uma agência de notícias universitária, eles não deixaram esse momento passar em branco. A editora de Sustentabilidade, Mônica, e os discentes Ivan e Sthael foram para o Rio de Janeiro e cobriram a Rio+20 de forma alternativa.

Eles fizeram a cobertura do que acontecia ao redor do Riocentro. Além de ir para os eventos paralelos – no Pier Mauá, no Aterro do Flamengo, no Forte de Copacabana e no Jardim Botânico -, a equipe mostrou os problemas ambientais da cidade que sediava a Rio+20 e os protestos que ocorreram no Rio de Janeiro contra a degradação do meio ambiente. “Nós fomos para a lagoa, para o lixão. Esse é o espírito da Agência, é estar onde os grandes meios não estão”, disse o editor chefe, Luiz Claudio Ferreira. E, ainda, em Brasília, a Agência fez um programa no estúdio de rádio, Rio+20 em Pauta, com uma série de entrevistas de março a maio a título de aquecimento para a cobertura do acontecimento.

No Congresso do UniCEUB, os alunos e docentes fizeram um relato de suas experiências na cobertura, contando suas dificuldades e o sucesso da produção jornalística no estado carioca. “Não fomos fazer uma cobertura factual, fomos fazer uma cobertura com um olhar mais humano”, afirma o estudante Ivan. Eles também tiveram a oportunidade de mostrar o atual trabalho da agência de notícias, despertando o interesse dos alunos de comunicação da instituição.

Rio+20 – Rio +20 foi aConferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho. Uma reunião da ONU com 193 países para discutir como o mundo poderia crescer economicamente preservando o meio ambiente e tirando as pessoas da pobreza. Ela é chamada assim porque marca os 20 anos da Rio92 ou ECO92. Para o evento, foram escolhidos dois temas centrais: a economia verde, com um modelo de produção que degrade menos o meio ambiente, e a governança internacional, que indica estruturas para alcançar esse futuro desejado.

Por Weslian Medeiros, estudante de Jornalismo

A matéria foi publicada pela Agência de Notícias UniCEUB

http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/2012/10/relatos-de-uma-experienciacomo-cobrir.html

Anúncios

Compartilhando ...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s